A Paróquia Coração Imaculado de Maria, desmembrada da Paróquia do Divino Espirito Santo, Foi criada em 1993. Pelo arcebispo emérito D. Bonifácio Piccinini. Apenas 4 Bairros integravam, na época, a nova Paróquia: CPA IV (5 etapas), Jardim Brasil, Bairro Três Barras, Bairro 1º de Março, Jardim Nova Conquista. Na fase inicial, os Padres Redentoristas (Pe. Miguel, Pe. Edemir e Pe. Paulo), ajudados pelas Irmãs Azuis, as quais mantinham uma comunidade religiosa no CPA IV, contribuiram para a organização da nova Paróquia. Os Padres Redentoristas, apesar de terem permanecido pouco tempo em Cuiabá, realizaram um bom trabalho de base, sobretudo com os grupos de reflexão nas ruas, preparando a nova Paróquia. Teve como primeiro Pároco: Pe. Armando Cavallo, sacerdote Fidei Donum da Diocese de Cuneo (1993-2008) e auxiliado pela Ir. Magdalena, a qual visitava diariamente as famílias, auxiliando o emérito Pe. Armando na organização pastoral da Paróquia.
Em 8 de Abril de 2007, a Paróquia foi entregue ao Clero Diocesano de Cuiabá, sendo o primeiro Pároco: Pe. Deusdédit M. de Almeida e Vigário paroquial Pe. Julio Paulino (21/02/2007...).
A Paróquia Coração Imaculado de Maria é formada por 16 Comunidades; sendo que 12 são comunidades urbanas e 4 comunidades rurais. São estas as Comunidades:
As quatro Comunidades rurais foram desmembradas da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito em 2008, pelo Arcebispo Dom Milton Santos.
Devido a iminente divisão da paróquia, o calendário será contemplado com apenas as 7 (sete) comunidades que irão permanecer na Paróquia Coração Imaculado de Maria, as demais comunidades deverão verificar com a coordenação da nova paróquia.
As 7 comunidades que permanecerão na Paróquia são:
Coordenação Paroquial